sábado, 12 de abril de 2008

O BOBO ALEGRE

A PERGUNTA DO TURINÃO - Nosso amigo publicou em PROVÉRBIOS, a pergunta se alguém conhece o título da obra publicada nos Estados Unidos, que relaciona a felicidade com a idiotice.

QUAIS SÃO SUAS CRENÇAS - Acredito que nossas crenças controlam ou influenciam muito as nossas vidas.

A FELICIDADE - Pelo interesse que o Turini demonstrou pelo livro, dá impressão que esta é uma crença dele: só os idiotas podem ser felizes, e quanto mais idiota mais feliz.

UM JULGAMENTO - Disse o "pequeno príncipe" que é muito mais fácil julgar os outros do que a si mesmo. Mas às vezes a gente se arvora em juiz, é o que estou fazendo aqui, associando a feição triste de sua foto à sua condição tão distante da idiotice.

O QUE QUE EU SOU - Também não me sinto um idiota, mas quero ter muitos momentos de alegria e felicidade.

A EXPRESSÃO BOBO ALEGRE - Desde criança sempre ouvi dizer que certas pessoas parecem um "bobo alegre". Uns 20 anos atrás vivi uma situação e pensei: Acho queé melhor ser um bobo alegre do que um sábio triste.

A APOLOGIA DA IDIOTICE - Dostoievski fez uma espécie de apologia da idiotice com a obra "o principe idiota". Ele também muito enalteceu Cervantes por ter criado a figura de Sancho Pança, um grande pateta tão admirável.

A REALIDADE E O IDEAL - De verdade mesmo acho que eu gostaria de ser um sábio feliz e alegre. Às vezes me sinto um idiota, e triste sofrendo.

DEPOIS DE TUDO - Depois desse texto, sinto-me na obrigação de voltar lá e ler os 18 comentários que nossos amigos postaram com suas idéias sobre o tal livro da felicidade e a idiotice.
digitou este BOBO ALEGRE, o Zecão em 12 de abril de 2008

4 comentários:

Polemikos disse...

Não, definitivamente NÃO acredito que idiotice é fundamental para a felicidade. Querer ler o livro NÃO quer dizer isto!!
---------------------
Sou meio caladão, e não tenho muito habilidade para contar anedotas e piadas. Mas isto NÂO quer dizer que sou triste ou infeliz.
---------------------
A felicidade é um estado EMOCIONAL de contentamento, plenitude a euforia. NÃO é um estado intelectual. ~

Por exemplo, ninguém é feliz com elucubrações filosóficas, mas sim, fica feliz de receber um abraço de seu neto! Gostar de abraço de neto NÃO é "intelectual" ... mas isto NÃO constitui uma idiotice nem faz de mim um idiota.
-------------------
Idiota é aquele que não é capaz de aquilatar a realidade, aquele que se isola da Verdade e que repudia a atividade de pensamento, aquele que acredita que deve ser capaz de rir o tempo todo como ideal de vida, que endeusa os contadores de piadas e os fabricantes de "pegadinhas".
Este é o protótipo do "bobo alegre", pode parecer feliz, mas de fato perdeu contato com a Vida e só fica rindo, igual à hiena.

Ele pode não sabê-lo mas ele não é feliz. Ele apenas se engana. Mesmo se ele parece radiante nas fotos!

caos e ordem disse...

Beleza Turinão, agora só falta te conhecer pessoalmente. Temos suas fotos e boas idéias sobre sua personalidade. Suas explicações estão muito claras.

marianicebarth disse...

Caos, de Bobo você não tem nada! Mas de alegre, continue tendo!

O Turini me sugeriu inverter a ordem do "O Aperto" e gostaria que vocês todos o lessem e comentassem. Será que ficou melhor, ou desandou de vez?

Polemikos disse...

Alias, não deixem de ler o artigo escrito por Arnaldo Jabor (que não tem nada de idiota) sobre o assunto.

http://lasemborachadas.multiply.com/journal/item/47