sexta-feira, 2 de maio de 2008

NOME POPULAR (E EXÓTICO) DE UMA FLOR

UMA PRAÇA DE LIMEIRA - Dias atrás ia eu passando por uma praça coberta de flores vermelhas, e me lembrei saudosamente da pessoa que me ensinou o nome popular daquelas flores.
FALTOU A FOTO - Na hora pensei: vou tirar uma foto, publicar no blog junto com um texto.
SAUDOSA E VIVA - Muitas vezes quando dizemos "saudosa pessoa" estamos nos referindo a um falecido, já esclarecemos que não é o caso presente.
UM NOME MUITO VULGAR - Fiquei em dúvida se seria muita liberalidade citar aqui no blog o nome da flor e fui consultar a grande fonte que é a internet.
QUANTA PORNOGRAFIA - No meio de tanta pornô encontrei o maravilhoso texto de RIBEIRO DE ALMEIDA, intitulado O PRESIDENTE, com a menção de um jardim onde se encontravam as tais flores vermelhas. A história vale a pena ser acessada e lida em http://preprints.readingroo.ms/contos/15.doc
TEMPO CHUVOSO - Nesta sexta com jeito de segunda (2 de maio), acho que não vou usar a câmara com tanta chuva, mas prometo para muito breve uma foto das lindas flores vermelhas que não mereciam o nome popular que receberam.
assim digitou o Zecão em 2 de maio de 2008.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tá bom, meu irmão, não fica bem publicar o nome da flor, diretamente no seu blog, tão erudito e filosófico. Mas, aqui nos coments a gente tem mais liberdade. Vai lá na praça, pega uma florzinha, aperta na laterais e veja se não é exatamente um "cu de pinto". É a sabedoria popular. Agora vou ler o texto todo que cita a florzinha vermelha. Tenho dela aqui no meu quintal. O nome científico é "Salvia perennis".
Obrigado pelo SAUDOSO. Talvez, para não confundir com os mortos, a gente pode criar um novo vocábulo: SAUDADOSO. Eu estou com saudades de você e da comadre e da Lucy e do Shiost e das pipas. Timtim

marianicebarth disse...

Tudo por causa de uma flor pequenina com um nome tão interessante... Sabiam que existe um ponto de bordado com esse mesmo nome? Gostei muito do texto, que primor de mineirice! Nossa terra, nossa gente, Aaaiii... (suspiro do fundo d'alma), bons tempos!

Anônimo disse...

agora eu quero saber que flor eh essa....
qto tempo hein sogrets!!!!