sexta-feira, 30 de maio de 2008

MAIS SOBRE O NIKOS

OBRA AUTOBIOGRÁFICA - O nome do livro (traduzido) é CARTA A GRECO. Nikos Kazantzakis é o autor do famoso romance (e também filme) ZORBA O GREGO, com Anthonny Quinn no papel de Zorba.
EDIÇÃO PORTUGUESA - Editado em Lisboa, certas palavras estão com as peculiaridades do português de Portugal.
QUANDO - Nikos se foi em 1957 e CARTA A GRECO foi escrito nos últimos anos de sua vida. Assim achei tão impressionantes as sensações que ficaram dos seus primeiros anos até os últimos dias.
PRIMEIRAS PÁGINAS - No começo, até a pg. 66, descreveu maravilhosamente seus antepassados, seu pai, sua mãe, sua primeira escola.

3 comentários:

marianicebarth disse...

A promessa que você fez, (ou estou enganada?) foi de me emprestar esse livro que você comprou num sebo.
Você ficou muito impressionado com o que ele conta sobre os quatro elementos, que ele classifica como “terríveis”, todos muito impactantes para ele:
— a terra, um jardim coberto de flores;
— o mar, um monstro escondido que rugia e gemia, mas que quando apareceu para ele, majestoso e azul-índigo, coroado de espumas, a cabeça encheu-se-lhe de risos, de sal e de terror;
— a mulher que o tomou nos braços e a quem ele se agarrou de olhos fechados, sentido-lhe o perfume quente de sua pele encalorada, que o envolvia como um vapor;
— e o céu estrelado de verão que se lhe afigurou como um fogo infinito, um incêndio e sentia como se seu corpo pequeno e infantil ardesse também...

Meu Deus!!!! Que guri precoce! Apenas três anos! Que imaginativo! E que poder de descrição altamente dramático!
Realmente é muitíssimo interessante! Dá vontade de saber o resto. Quando é que você vai me emprestar?

Polemikos disse...

Caos, este Nikos não é o autor da Última Tentação de Cristo, que causou tanta polêmica?

caos e ordem disse...

Sim, o filme é baseado na obra do Nikos Kazantzakis. Obra que não li, as outras já curti quase todas. Tenho uma cópia bem fajuta mas rara, do filme ZORBA O GREGO.